Raquianestesia Alta para Cirurgia Estética Mamária
Compartilhe!
5 curtiram
Autores: Celso S Nogueira, Susan KS Vasconcelos, Fábio Burim, Daniel I Nogueira, Carlos Rogério D Oliveira
CET em Anestesiologia da Santa Casa de Santos – Santos – SP
Justificativa e objetivos – A cirurgia estética sobre as mamas é um dos procedimentos mais realizados. Várias técnicas anestésicas têm sido empregadas. A raquianestesia alta com punção lombar é uma opção que tem demonstrado segurança e conforto para nossas pacientes.
Materiais e métodos –Paciente submetida mamaplastia com colocação de próteses de silicone. Foi submetida a avaliação pré-anestésica e informada sobre a técnica a ser empregada: raquianestesia alta com sedação leve. Foi pré-medicada com midazolam 15 mg via oral, 60 minutos antes da cirurgia. Foi monitorizada com cardioscópio, oximetria de pulso e pressão arterial não invasiva automática. Foi realizada punção raquidiana mediana no nível de L2-L3 com agulha Whitacre 27G, em posição sentada. Após gotejamento de liquor, foram administrados em uma mesma seringa, 20 mg de bupivacaína hiperbárica, 5 µg de sufentanil e 2 µg.Kg-1 de clonidina. Imediatamente após a retirada da agulha de raqui posicionamos a paciente em cefalodeclive de 30º durante 15 minutos com objetivo de obter nível torácico alto de anestesia.
Resultados –Foi obtido o nível sensitivo foi T1, permitindo a realização da cirurgia proposta. Durante todo procedimento manteve estabilidade hemodinâmica, com manutenção dos níveis pressóricos e freqüência cardíaca. Manteve oximetria normal. Foi realizada monitorização do CO2 expirado que se mantive em níveis normais. A paciente não apresentou dispnéia e manteve o padrão respiratório normal. Não houve queixa de tremores. Observou-se também manutenção da força de preensão das mãos e dos membros superiores, do reflexo de deglutição e da capacidade de flexão da cabeça. Ao final do procedimento a paciente foi encaminhada para Sala de Recuperação Anestésica até a recuperação do bloqueio. Posteriormente foi encaminhada ao quarto. Obteve alta hospitalar ao final do dia.
Conclusões –A raquianestesia realizada em nível lombar, o uso de drogas conhecidas e seguras, a estabilidade hemodinâmica e respiratória observadas durante o procedimento é mais uma opção no arsenal dos anestesiologistas para procedimentos estéticos nas mamas.