Presidente revela como será a SAESP no biênio 2006-2007

Compartilhe!

6 curtiram
TRIBUNA LIVRE

Natural de Sapiranga, Rio Grande do Sul, Dr. Celso Schmalfuss Nogueira é o novo presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, sucedendo, a partir de janeiro de 2006, ao dr. Irimar de Paula Posso. Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, fez especialização em Anestesiologia no CET da Santa Casa de Santos, tem Título Superior em Anestesiologia (SBA), pós-graduação lato sensu em Farmacologia pela Universidade Católica de Santos e é, ainda, especialista em Medicina Legal. Casado com Sara Eleider Iribarrem Nogueira, médica Ginecologista e Obstetra, Dr. Celso é pai de Daniel (27 anos), Karen (25 anos) e Guilherme (22 anos). Diretor de Eventos da gestão 2004/2005 é reconhecidamente ponderado e, acima de tudo, comprometido com as grandes lutas da Anestesiologia e da Medicina. Nesta entrevista à Saesp em revista, ele fala um pouco de seus planos para a SAESP durante biênio 2006/2007.

Que balanço o senhor faz da gestão que se encerra, da qual participa como diretor de eventos?

Foi uma excelente gestão, sob o comando do Dr. Irimar de Paula Posso, com a criação do Congresso Paulista de Anestesiologia [COPA], em São Paulo, com o retorno da Jornada Paulista de Anes­tesiologia [JOPA] para o interior. Muito impor­tantes, também, foram os Encontros Regionais de Anestesiologia, que percorreram diversas ci­dades paulistas, promovendo a integração dos anestesiologistas, sem que fossem obrigados a se locomover para a capital.

Quais serão os pontos prioritários da nova Diretoria?

Como está implícito no nome de nossa chapa, Integração Paulista, o ponto prioritário é aprimorar a integração entre os anestesiologistas do Estado de São Paulo e do Brasil. Integração soci­al, científica e cultural. Buscaremos atingir este objetivo durante a gestão.

O que está previsto para a área científica nos meses?

Realizaremos o 3° COPA - Congresso Paulista de Anestesiologia, no ITM Expo, a 40a JOPA - Jornada Paulista de Anestesiologia, na Estância de Águas de São Pedro, e o Simpósio de Atualização em Anestesiologia, atualmente denominado de Curso Preparatório para o TSA. Em três datas diferentes, ocorrerão os Simpósios Regionais de Anestesiologia [SIRAESP], em 18 cidades do interior do Estado, além do Curso de Educação Con­tinuada em Anestesiologia da SAESP [CECAESP], que aborda­rá o tema Anestesia Pediátrica na Capital e em algumas cida­des do interior. Todos já ade­quados para facilitar a atualização profissional exigida pela re­solução do CFM, a partir de ja­neiro de 2006. Os anestesiologistas de São Paulo e dos ou­tros estados poderão facilmen­te atingir a pontuação exigida para atualizar o Título de Espe­cialista, com baixo custo, visto que os Simpósios Regionais de Anestesiologia e os cursos con­tinuados serão gratuitos. Além desses eventos científicos, lançaremos no 3° COPA, o livro de atualização \"Anestesia em Geriatria\". Também o livro texto \"Anestesiologia\", editado pela SAESP, deverá ser lançado em 2006.

E para a Defesa Profissional, quais são as prioridades?

A Diretoria de Defesa Profissional, composta pe­los colegas João Márcio e Desiré, conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, estará à disposição dos associados para as orientações que forem necessárias. Na revista da SAESP serão publicados os pareceres do Cremesp relativos aos casos de Anestesiologia; e colocaremos sempre em discussão em eventos, como o COPA e JOPA, os temas de Ética Médica.

O que os anestesiologistas podem esperar de importante para a área associativa? A SAESP atuará em todas as causas de interes­se dos nossos colegas anestesiologistas, como as lutas pela implantação da CHBPM, pela apro­vação da lei que regulamenta a profissão do mé dico e pela melhoria das condi­ções técnicas em todos os locais onde se pratica a Anestesiologia.

Quais os outros pontos de importância para sua gestão?

Um deles é não aumentar a anui­dade da SAESP. Manter os es­forços para que os colegas que saem dos Centros de Ensino e Treinamento filiem-se à Socieda­de e, também, trazer de volta os associados que se afastaram, readmitindo-os na SAESP. Ou­tro ponto relevante é manter o incentivo às Ligas de Anestesia e o apoio à Sociedade das Ligas de Anestesiologia do Estado de São Paulo - SAESP. Buscare­mos maior integração da SAESP com os Centros de Ensino e Trei­namento em Anestesiologia, pois cada um dos CET\'s terá um representante na Comissão Cien­tífica. Destaco, por fim, o rela­cionamento com as demais Re­gionais e com Sociedade Brasi­leira de Anestesiologia, para que, juntos, possamos atender às necessidades de nossos as­sociados e da sociedade.

Qual será o posicionamento da SAESP frente a questões importantes como CBHPM, regulamentação da profissão médica e a abertura indiscriminada de escolas de Medicina?

A SAESP estará sempre presente, participando e se posicionando a favor do médico e da boa Medicina. Apoiamos a implantação da CBHPM e a regu­lamentação da profissão do médico. Somos con­trários à abertura de novas escolas de Medicina.

Os anestesiologistas de São Paulo podem esperar dias melhores 2006?

No que depender de nossa vontade e disposição, estaremos sempre trabalhando neste sentido.