Lançado a chapa para eleição da diretoria da SBA/2006
Presidente - João Aurílio Rodrigues Estrela (PB)
Vice-presidente - Ismar Lima Cavalcanti\'(RJ)
Diretor científico - Luiz Antonio Vane (SP)
Secretário - Carlos Eduardo Lopes Nunes (RJ)
Tesoureiro - Sergio Luiz do Logar Matos (RJ)
Diretor de Defesa Profissional - Jurandir Coan Turazzi (SC)
Diretor Administrativo - Nádia Maria da Conceição Duarte (PE)
Encabeçada pelo Dr. Aurílio Estrela, que já exerceu na SBA os cargos de diretor de Defesa Profissional; diretor Administrativo; secretário do Conselho de Defesa Profissional, além de ter sido presidente de sua regional, conta com colegas que se dedicam à nossa SBA há bastante tempo, portanto, conhecem bem o seu funcionamento e estrutura. São experientes.
O Dr. Aurílio destaca três itens dentre as propostas de trabalho para 2006:
1) Medicina Perioperatória - intensificar a implementação a partir dos centros de ensinos da SBA, para que haja a conscientização de que o anestesilogista pode e deve ser o clínico no preparo de seu paciente para o ato operatório, incrementando assim o nosso consultório, além das funções no pós operatório;
2) Área de atuação em Dor - valorização do anestesiologista no tratamento (manejo) da Dor. Para isto, tentaremos junto ao Ministério da Saúde financiamento para implantação de projetos de melhora dos centros de tratamento da Dor já existentes e criação de novos centros, além de justa remuneração. Mostrar ao Ministério da Saúde que temos o maior número de especialistas na área e que temos organização em todo país;
3) Interiorização da SBA - ou seja, chegar mais próximo dos sócios que não estão nos grandes centros. Sabemos que o Brasil é muito grande, é impossível atingir todos os recantos deste país, mas podemos dar os primeiros passos. Esta é a grande maioria dos sócios da SBA e que trabalham com o SUS. Procuraremos fortalecê-los, junto das regionais, para as negociações locais com os gestores de saúde, já que em Brasília a orientação é a de que o gestor local é quem deve negociar honorários.
Necessário se faz, e isto é salutar para SBA, o entrosamento e o conhecimento de sua estrutura e funcionamento pelas diretorias que se sucedem. Assim, daremos continuidade a todos os projetos já implantados tais como: educação à distancia; biblioteca virtual; curso de dor; publicações científicas (com edição de livros) e outros, bem como os que estão em vias de implantação.
Está em curso o processo de revalidação do título de especialista. Estaremos atentos para fazer o melhor. Acompanharemos de perto as discussões que já começam a levantar e se aprofundar sobre regulamentação das unidades de recuperação pós-anestésica.
Procuraremos manter e crescer a participação da SBA no cenário internacional e ocupar o espaço que nos é devido.
Para nós é fundamental o apoio de todas as regionais que fazem a SBA. Felizmente nossa chapa tem o apoio de todas as regionais, o que aumenta bastante a nossa responsabilidade. Agradecemos aqui a todos os presidentes de regionais que confiaram em nós. Procuraremos retribuí-los com muito trabalho e dedicação.