A primeira demonstração pública de anestesia

Compartilhe!

6 curtiram
Crawford Williamson Long (1815 - 1878) foi o primeiro médico a usar éter para diminuir a dor durante um procedimento cirúrgico e é por isso, considerado o inventor da anestesia.

Em 30 de março de 1842, Long fez a exérese de um tumor cervical usando éter aplicado a um pedaço de pano, e o paciente não se queixou de dor.

No entanto, Long talvez não percebendo a importância de seu feito, não se preocupou em publicar seu experimento. Com isso, em 1846, os jornais noticiaram feito semelhante realizado por um dentista de Boston chamado William Thomas Green Morton e o congresso americano premiou o dentista com U$ 100.000. Long então, resolveu publicar seu experimento no The Southern Medical and Surgical Journal em 1849.

Após a publicacão o governo americano e a comunidade científica, reconhecendo seu erro, retiraram o prêmio e o mérito de Morton. Atualmente, no dia 30 de março comemora-se nos EUA o dia do médico em homenagem ao experimento realizado por Long.

A Primeira Demonstração Pública de Anestesia Na verdade, esta pintura famosa feita por Robert Hinckley e entitulada "The First Operation with Ether" é no máximo a primeira demonstração pública de anestesia com éter pois, representa a demonstração realizada por William Thomas Green Morton em 16 de Outubro de 1846 no Massachusetts General Hospital.


Esta ilustração possui ainda outras peculiaridades, como por exemplo: só ter sida finalizada cerca de 40 anos após o acontecimento e de ser ilustrada com pessoas que não estavam presentes e não contém outros que lá estavam.